quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Bricolage - como fazer uma transportadora para aves de uma caixa de vinhos

Numa altura que todos fazemos contas por causa da crise, aqui está uma ideia simples para que gosta de bricolagem e tem algum jeito para fazer uma transportadora para 6 aves.
 Para que tudo resulte bem basta ter: um serrote de madeira, um berbequim, um martelo, um lápis de carvão, uma fita métrica, uma chave de fendas (estrela), alguns parafusos, lixa fina para madeira e cola branca. 
Primeiro passo, retirar as separadoras da caixa original (duas) que por norma faz a divisão para colocar na caixa duas garrafas.
 Medir a altura da caixa e comprar um pouco de madeira com a mesma altura, fazer nesta um corte com a mesma medida do rasgo onde corria a tampa original, deve ficar com o rasgo à mesma de o rasgo interior da caixa (onde corria a tampo), divida em seguida  esta peça nova em 3 e faça com o serrote dois rasgos até meio (de modo a a que as duas peças entrem sem folga), aproveite a tampa para fazer as duas peças que vai dividir este espaço e 6 separadores individuais , as peças vão encaixar umas nas outras.
 Depois das duas peças cortadas devem ser cortadas com o serrote até ao meio de modo invertido da primeira peça, desta forma as peças vão encaixar de um modo quase fixo como esta na fotografia, agora com um pouco de cola branca fixe as peças e deixe secar.
 Tire as medidas externas da caixa e corte uma  nova tampa de modo a ficar sem folgas, depois marque o local onde deve colocar as fechaduras. Deve fazer um rebaixo na tampa para colocar e aparafusar as duas peças.

Depois da tampa fixa com os parafusos deve fazer um exercício para abrir e fechar para se certificar que abre e fecha bem.
 Para que possa transportar a "transportadora" de aves de um lado para o outro deve colocar uma "asa" uma pega, esta deve ficar ao meio de modo a que a caixa fique equilibrada.


 Para possa fechar de uma forma segura e possa fixar a tampa da caixa eu usei este tipo de fecho (tipo gata).
 Depois de estarem os 2 fechos colocados, deve usar uma lixa fina de madeira para dar um bom acabamento na sua "transportadora". Para estar terminada só faltam as duas peças de acrílico com as espessura de modo a entrar nos rasgos feitos no inicio na madeira que faz a separação da caixa,estas vão tapar os dois espaços dedicados aos seus canários ou outras aves de pequeno porte. 
Para terminar pode escolher o tipo de acabamento que pretende, ou passa verniz ou pode colocar algum tipo de cera para madeiras, a cor fica ao seu gosto há no mercado varias cores, cerejeira, castanho etc.
 As placas de acrílicos devem ficar um pouco maiores (mais compridas no comprimento) de modo a serem removidos quando se pretender retirar as aves, devem ser feitos buracos com (1 cm) de diâmetros nas duas laterais da caixa para servir de respiradores (uma forma de passar o ar) como se vê na fotografia, eu fiz dois mas, pode fazer 3 furos por cada espaço.
 Aqui fica o exemplo como se deve retirar as aves.
 ATENÇÃO  - esta "transportadora" deve ser para períodos não muito longos visto que não tem bebedouros nem comedouros .
Nota: Se virem que necessário podem fazer alguns furos no acrílico que tapa as aves , mas se os fizer não devem ser muito largos. 
No fundo para maior conforto das aves pode ser colocado: areia fina (não aconselho muito)  se entra nos rasgos onde corre o acrílico pode prender ou riscar , carolo de milho, aparas de madeiras , granulado de madeiras ou faia fina.

Sem comentários: