quinta-feira, 12 de setembro de 2013

1º COLÓQUIO sobre canários de cor, exóticos e fauna europeia realizado pela A.O.C. - 2013

Foi um sucesso (minha opinião), se tem aparecido uma pessoa já seria bom, mas superando todas as expectativas dos organizadores (Associação Ornitológica de Coimbra - A.O.C.) apareceram perto de 20 pessoas. Penso que não fora ser para alguns os primeiros dias de férias poderia ter aparecido muito mais pessoas, fica para o próximo ...


O Sr. José Ferreira (Juiz de canários de cor CTJ-FOP) primeiro convidad a falar, foi abordando os vários itens por ele escolhido de modo a esclarecer todos os interessados de um modo claro (estando abertos a perguntas da assistência) durante a afloração dos itens, para que nada ficasse por esclarecer e não restassem duvidas.


Com uma apresentação e projecção  de imagens  a lição ia sendo dada a bom ritmo, é claro que nestas coisas 60 minutos (tempo estabelecido pela organização para cada pessoa) é pouco, porque fica sempre muito por perguntar e esclarecer como se deve entender há que ter em conta que o colóquio não se restringia só a canários de cor, havia ainda os exóticos e fauna europeia.
 Depois de uma pausa para um café e uns bolinhos (servidos a todos os presentes) deu inicio da sua palestra o Sr.João Costa (Juiz de exóticos CNJ-FOP). Com uma abordagem de inicio sobre a generalidades de todos exóticos entendeu este ser melhor falar sobre os exóticos que os presentes criavam, dessa forma poderia ajudar com mais objectividade os criadores 
presentes, abordando na maior parte do tempo um tema que muitos criadores sentem muitas dificuldades (a genética e tudo o que ela influencia nas criações), tentou explicar de uma forma simples usando para isso os Diamantes de Gould, mas poderia ter escolhido outra, só porque havia criadores neste colóquio que eram criadores desta classe de exóticos, logo era mais para eles que se direccionavam os esclarecimentos, mas a genética é extensiva a todas as aves. Também aqui se poderia interpelar o Sr. Juiz sobre duvidas e pedidos de esclarecimentos.
 O terceiro orador convidado foi, o Sr. António Marques (aspirante a Juiz de fauna europeia CTJ-FOP), Dos vários temas o que talvez mais participação das pessoas presentes foi as regras para legalização das aves, o CITES onde se veio a perceber que as coisas ainda estão um pouco "turvas" por parte do ICNBF, porque estes não são muito claros no que pretendem dos criadores, estando muito moroso muitos dos processos já enviados para este órgão publico que tutela esta área da ornitologia, muito aguardam respostas a mais de 6 meses ...
 Foi ainda falado das variedades de pintassilgos (tamanho e cor)  e confusões na cor de determinadas aves que num pais tem uma denominação e noutro têm outra diferente onde o valores pedidos pelas aves pode ser consideráveis para aves que não valem esses valores, a fauna europeia como uma actividade relativamente recente em Portugal (legalizada) é talvez das que mais cresce pela curiosidade e vontade de ter sucesso na sua criação que nem sempre se revela fácil.A criação de fauna europeia esta muito à frente em alguns países: (Itália, Bélgica Holanda) estes com o passar dos anos ganharam muita força nos organismos mundiais que tutelam a fauna europeia, talvez por isso se ter visto a vergonha de iluminação que havia no ultimo MUNDIAL.Foi ainda abordado o tipo de alimentação , iluminação, temperatura, região do pais entre outros que podem ter influencia na manutenção , criação deste tipo de aves.   
 No fim das palestras decorreu um almoço convívio onde participaram a quase totalidade dos presentes.


Muitos parabéns a A.O.C pela iniciativa, para a próxima vai ser maior e com mais gente, MUITO OBRIGADO.

2 comentários:

armmoreira disse...

Ola Osvaldo!

Foi pena eu não ter tido conhecimento desse colóquio senão teria ido assistir. Espero ser notificado para assistir ao próximo.

Infelizmente informação técnica não abunda. As palestras são irregulares, as revistas ornitofilas portuguesas são escassas...

Parabéns pela iniciativa a AOC e a ti muito obrigado pelo artigo noticioso.

Cordial abraço ;-)

Birdsblog disse...

Olá Armando!
Muito boa noite,espero que esteja tudobem contigo, pensei que tinhas apanhado a noticia por isso não te ter dito nada, pois como estava no avespt, no nosso site (A.O.C.)e também no facebook, bem não há problema estamos (direcção da A.O.C.)a estudar uma maneira de editar um DVD com todo o colóquio, mas ainda não te sei esclarecer bem como vai ser ... uma coisa é certa se tudo andar como planeado ,para o ano poderá haver outro maior e onde esperamos ter mais participantes é sempre bom para todos que estas actividades se realizem no defeso das exposições de modo a manter sempre os criadores informados e unidos, sei que já esta ano vão haver algumas alterações às classe para as exposição e Nacional. Vamos aguardar ... já sabes se houver alguma coisa sff apita ;)
Aquele abraço.