terça-feira, 11 de junho de 2013

Entre amigos com Manuel Marinho.

Nome: Manuel Marinho
Contacto: manuelleixoes@hotmail.com
Criador de Pintassilgo Major e ex criador de várias mutações de Lugre (Bélgica).



Foi emigrado na Bélgica onde manteve a sua criação de Pintassilgo e Lugre durante muitos anos, actualmente vive em Matosinhos, cidade onde mantém uns pintassilgo major para ajudar a passar o tempo livre e receber bom amigos! Na minha modesta opinião, o vicio fica lá dentro!
 Mantém um blog sobre as suas aves onde aborda vários temas onde é possível consultar bons artigos, dicas valiosas e ver muitas fotografias , é um Blog visitado por criadores que por algum motivo gostam de aprender mais alguma coisa, o amigo Marinho não é o "Mourinho" ou o "especial one" dos passarinhos, mas é uma pessoa com muitos conhecimentos e experiência que foi adquirindo com o passar dos anos , talvez por ter vivido na Bélgica onde a criação de fauna europeia se encontra uns aninhos mais avançada que em Portugal se sinta um pouco mais informado que os iniciantes, mas também pela própria curiosidade e interesse em ler bons artigos de bons criadores esse facto o ajude a completar o seu conhecimento.
Segundo o amigo Marinho um dos (segredo) para a criação e manutenção de fauna europeia em cativeiro com sucesso, é a variedade de sementes que se pode dar a este tipo de aves durante todo o anos, todas elas com propriedades diferentes que se complementam na alimentação durante as varias fazes do ano:
 diária, defeso, preparação para a criação, criação, desmame e preparação para as exposições.As sementes na Bélgica são facilmente compradas nas lojas ou nas feiras, este tipo de feiras em Portugal não há, ou se há a variedade de sementes e bagas não é grande, quando aparece e o seu preço é elevado (comparado com o da Bélgica).
O Marinho  procura ajudar e divulgar os seus conhecimentos no seu blog 
( http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/) é uma fonte de informação, há artigos sobre sementes , bagas , tipos de sementes entre muitos outros, como já referi anteriormente.
No passado dia 24/05/13 ao visitar o amigo Bernardo Silva, acabei por encontrar o amigo Manuel Marinho, já eram varias vezes que fazíamos por nos encontrar e a coisa saía sempre "furada" desta vez correu bem!
Depois do almoço no Restaurante "Coma Bem" do amigo Bernardo em Matosinhos (perto do mercado), o amigo Martinho fez questão de me fazer uma pequenina visita,mostrando o mercado de Matosinhos considerado
 património nacional,  em tempo foi uma dos maiores mercados da região, onde outrora se vendia um pouco de tudo, onde fervilhavam as vendedeiras, hoje com a crise tudo esta diferente, é possível ver as boas condições saliento a luminosidade que este espaço mostra, depois das obras de renovação realizadas, ficou diferente talvez para melhor! Demos uma volta pelos vários corredores visitamos as ervas aromáticas, as flores o peixe estava fechado devido ao aditado da hora,
uma das coisas que me chamou a atenção (por ser diferente) foi a vende de aves de capoeira dentro deste espaço.
No caminho para sua casa, passamos na loja de um amigo seu, uma pequena e antiga loja de animais de companhia onde se trocam dois dedos de conversa e compram umas sementes entre outros produtos, seguimos para casa do amigo Marinho para ver os seus passarinhos.
Uma varanda com muito boas condições de luz, um bom espaço devidamente protegida do calor, e lá estavam 6 gaiolas (viveiros) e uma gaiolinha de exposição com um travesso (híbrido),foi-me  possível ver

um casal com ovos onde a fêmea estava a chocar e alguns outros pintassilgo que estavam em preparação para a criação. Alguns bruno (canela/castanho) outro normais de muito bom porte , os meus parabéns , agora espero que a criação corra bem!!! 


Já esquecia, fui recebido em primeiro lugar pelo "Doby" que não gosta muito que se aproveitem do seu espaço e dos donos ;) (ciumento) muito pior que muitas mulheres!!! Foi muito bem recebido pelos restantes familiares do amigo Marinho.

Então fui fazendo umas fotos das aves e ao mesmo tempo falamos de alguns cuidados a 
 ter  com os pintassilgo, reparei na alimentação variada e cuidada que dá segundo ele tem um papel MUITO IMPORTANTE, para além das misturas que se encontram no mercado o amigo Marinho cria

a sua própria mistura baseado nos seus conhecimentos e experiência, aprendi uma dica muito boa para evitar as borboletas que fazem os ninhos nas sementes, são uma praga, segundo o amigo Marinho as falhas de louro deitam um cheiro que as afugenta, é um facto que em todas as sementes que me mostro, lá estavam elas no meio das sementes;
quando abordamos o tema suplementos alimentares (papas), mais uma vez, são todas pensadas e elaboradas por ele, também aqui refere que se deve ter cuidados na administração das mesmas, para evitar problemas de gordura e fígado, deve-se ter em conta que muitas das aves vindas da Bélgica , Holanda, Alemanha entre outros , têm que ter uma alimentação substancialmente diferente em Portugal, pois o clima (temperaturas) serem muito diferentes, para os menos informados , que se dedicam a net avisa, nem tudo o que esta ali escrito deve ser levado à "letra" pelo motivo anterior , nunca se sabe que realidade representa o artigo ou poste , só assim é possível ter  magníficos pintassilgo.
Fomos beber um café para fazer uma pausa.
Falamos da um pouco da política e acabamos outra vez nas aves, então fui ver o "escritório" onde se encontra muita da informação (livros , revistas entre outros)

 que o amigo Marinho guarda, claro que ainda esta um pouco desorganizado afirma ele , pois as coisas ainda não estão como ele gostam, mas com um tempinho a coisa vai lá!

Fomos falando da Bélgica e dos clubes e como é amigo, ainda ganhei dois "pins" para a minha pequenina colecção é uma recordação que ele resolveu partilhar ao qual eu lhe agradeço. No final da visita ainda deu tempo para ir a casa do Bernardo ver a magnifica vista da sua varanda que dá para o porto onde outrora se viam os barcos grandes, hoje pelo meio dos prédios ainda é possível ver alguns paquetes de luxo com turista. 

" quando as coisas estiverem a "trabalhar "bem, esta caixa vai ter aqui muitos ovos!"Quero agradecer o modo como o amigo Marinho a maneira preocupada que me recebeu só tenho uma palavra "espectacular",  o meu abrigado ao amigo Bernardo pela boleia à estação, ambos foram impecáveis.
  Assim vale a pena andar na ornitologia.OBRIGADO. 

4 comentários:

Unknown disse...

Lindas aves parabens

carduelis silva disse...

lindas aves sr Manuel.espero que continue assim e obrigada por partilhar os seus conhecimentos com as pessoas que lhe pedem ajuda diariamente,(eu inclusive).parte do sucesso que tive este ano na criação de majores foi graças a si...o meu muito obrigado.

Birdsblog disse...

Muito obrigado pelo comentários, um abraço.
Boas criações amigo Manuel Marinho.
Um abraço

albino martins disse...

Muito bom seu blog Parabens pena que aqui no brasil nao há muito pintassilgos pois seria otimo poder criar aqui.Abraço