quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

VZW - KoninKlijke Belgische Ornithologische Federatie (K.B.O.F.)

Uma das boas coisas que me aconteceram no Mundial C.O.M. de Ornitologia 2013 que se realizou na cidade de Hasselt - Bélgica.
Logo à entrada da exposição estava o stand da K.B.O.F. ( O K.B.O.F. é um agrupamento de guardiões de pássaros e criadores de aves e actualmente reúne cerca de 15.000 membros na região da Flandres. )
 Algumas das "politicas" desta Federação são:
-   Os meios adequados para buscar e usar para proteger os direitos adquiridos, bem como as acções para realizar manutenção ou adaptação das leis existentes e as decisões sobre os entusiastas de aves.
- Organizar e realizar actividades de incentivo e organização de estudos ornitológicos, visando a protecção da natureza sempre que seja possível.


-  A criação de aves para aprender, melhorar e incentivar outros a preservar o meio ambiente.
Ao visitar este stand tive a oportunidade de conhecer o Sr. Berrevoets Richard, actualmente  faz parte da direcção da K.B.O.F. é responsável pelas actividades de campo (Beldornithologie).
Durante vários minutos falamos das actividades que o K.B.O.F realiza, onde se enquadram varias actividades: a construção de ninhos nas escolas, onde os alunos aprendes para que servem os mesmos, que há diferentes tipos de ninhos que estes variam na forma e tamanho, que as  aberturas (entradas) também variam consoante as espécies de aves a que eles se destinam.

Fiquei a conhecer alguns dos seus trabalhos: ninhos que ele mesmo constrói e as  magnificas fotografias de campo que realiza; ao mesmo tempo, foi-me mostrando os alimentadores para aves que também fazem parte das actividades.
Estes (comedouros) , podem ser carregados e posteriormente recargados com pequenos sacos de sementes e bagas que servem de alimento às aves durante o Inverno. O clima na Bélgica é por norma muito frio, com muita neve o que dificulta muito a sobrevivência das aves.
Para que as crianças fiquem mais despertas para os problemas da conservação da Natureza a "Nationale Verdornithologie" tem pequenos kits para construção que as pessoas podem comprar para realizar as suas actividades em família, ocupando dessa forma algum do tempo livre das crianças de um modo útil e proveitoso para a conservação da Natureza.
No fim da nossa agradável conversa, falei ao Sr, Richard que tinha um blog (Birdsblog), que este era sobre aves, muito visitado pelos amantes das aves , criadores de aves, pessoas que gostam de fotografia entre outros, mantém um número de visitas muito interessante e constante com tendência para crescer. Ele, ficou muito admirado e prometeu visitar. Na sequência da nossa conversa, resolvi oferecer um dos primeiros cachecóis realizados com o nome do "Birdsblog" onde é possível ver  um Don fafe - Bulfinch (Pyrrhula pyrrhula)
, aves que pertence à fauna Europeia, uma das aves que mais me encanta.
Foi uma agradável visita e um excelente conhecimento, pois o Sr. Berrevoets Richard ficou de  ajudar dentro das suas possibilidades a realizar algo parecido na cidade de Coimbra -Portugal.
Quem desejar conhecer melhor esta federação pode visitar o seu site oficial em: http://www.kbof.be/

Tenho pena por não ter encontrado informação em Inglês, Francês ou Português mas, entendo que não haja nessas línguas visto que é um projecto que se destina à Bélgica. 
Os meus parabéns e muita sorte para o futuro!
MUITO OBRIGADO.
Osvaldo Sereno

Sem comentários: