terça-feira, 18 de outubro de 2011

Domingo "louco" julgamento Expo- Aves Coimbra 2011

Levantar às 07.00 horas, e sair do pavilhão quase às 20.00 horas para quem anda nestas coisas por carolice. São muitas horas , muitas classes , muitas gaiolas nas unhas, muitas fichas de julgamento com a pontuações e respectivas pontuações a introduzir no computador para os resultado estarem on-line. Dito isto, penso, quem critica muitas vezes pequenos pormenores/erros numa exposição, deveria pensar melhor, no limite deveria fazer uma lista e colocar a mesma à votação nas eleições dos seus clubes/associações.

Boa sorte para todos, boas pontuações e muitos saudinha! Quem desejar saber e ver a classificação geral deste evento deve entrar no site da A.O.C. em: http://www.aocoimbra.com/

Classificação canários de cor, canários de porte e psitacídeos: http://www.aocoimbra.com/wp-content/uploads/2011/10/Expo-Aves-AOC-2011.pdf Atenção - A avaliação das aves exóticos não se realizou, informação vinculada também no seu site desta associação.

Para mim foi um dia um pouco diferente, já ajudei em vários julgamentos em outros anos, mas cedo reparei que as coisas (julgamentos) iam ser muito mais apertado que em outros anos comparando com e outras exposições, ver as aves a concurso por cima, de lado, deixar acalmar a ave para ver efectivamente correspondia à classe correcta, em caso de dúvidas, agarravam as aves para lhe ver as penas das asas e da cauda, noutros casos faziam apalpação do eixo (parte que mantém a pena direitinha) tudo um pouco demorado, troca de opiniões entre juízes de cor ou porte, nos casos mais complicados de julgamento faziam pequenas conferencias sobre a(s) ave(s) em causa, com o fim de chegarem a uma opinião unânime. Gostei de ver e saber como é o julgamento com rigor, penso que deveria ser assim em todas as exposições.

Não é todos os dias que se recebe 6 juízes com larga experiência na avaliação de aves, a A.O.C. nos últimos anos tem tido muita da fina "flor" de juízes que há em Portugal, este ano tem mais uma vez a sorte de ter na mesma exposição dos melhores juízes que há a nível nacional e mundial. Estou certo, por ser uma exposição tipo regional se deve fazer alguma diferenciação de um nacional, até porque muito criadores expõem nestas exposições pela primeira vez e há que ter em conta o factor motivacional para esses criadores jovens.

Uma pecha, na minha opinião o juiz de exóticos não pôde vir avaliar as aves, pelo que sei, a A.O.C. fez os possíveis para que o julgamento ocorresse neste dia, tenho conhecimento que esta segunda-feira também não veio o juiz, talvez seja possível avaliar as aves amanha (terça feira), a minha pergunta fica no ar, em que condições vão ser avaliados estes aves, depois

de 4 dias nas gaiolas de exposição? Já para a organização deste evento é uma "dor de cabeça" , com fichas de avaliação por colocar na net com as respectivas

pontuações, a recolocação de novas etiquetas nas gaiolas e no final, a organização dos cavaletes por classes. Como o trabalho é feito por gosto e por carolice e muito difícil arranjar pessoas com disponibilidade para estarem presente no dia da avaliação, durante a semana, todos têm os seus empregos

, vida familiar, só podendo estar no local da exposição depois do expediente. Claro que tudo se resolve, mas...!

Como curiosidade, só se pode propor ao exame de juiz da Organização Mundial de juízes (OMJ), depois de 5 anos de experiência.


Juiz - José Vale - canários de cor
Juiz do Colégio Nacional de juízes (CNJ/FONP) Federação Ornitológica Nacional Portuguesa, canários de cor.
Faltam-me dados sobre este senhor juiz, assim que me for possível estarão aqui, as minhas desculpas.

Juiz - Sr. Joaquim Manuel Cerqueira Cunha

Presidente da Comissão Técnica do Colégio da Nacional de Juízes (CNJ) da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa (FONP) de canários de cor.

Vice-presidente da direcção do Colégio Nacional de Juízes ( CNJ)

Juiz Internacional - Organização Mundial de juízes (OMJ)

Juiz - António Dantas - canários de cor

Juiz do Colégio Nacional de juízes (CNJ/FONP) Federação Ornitológica Nacional Portuguesa, canários de cor.

Faltam-me dados sobre este senhor juiz, as minhas desculpas , Mas colocarei assim que souber o nome e o resto ...

Juiz - Sr. Jorge Batista, para além de juiz é também um dos maiores criadores de psitacídeos a nivel nacional.
Juiz - Sr. Jorge Manuel Quintas Sousa

Presidente da Comissão Técnica do Colégio Nacional de juizes -(CNJ) de canários de porte

Presidente do Colégio Nacional de juízes - (CNJ)

Juiz Internacional - Organização Mundial de juízes (OMJ)

Juiz - Sr. Jorge Batista

Juiz - Organização Mundial de juízes - (OMJ) de canários de porte

Juiz - Colégio Nacional de juízes (CNJ) de psitacídeos

Já era sem tempo Sr Júlio Caldeira!

Épa, sr. Cunha , agora temos que ir fazer umas avaliações ali perto da Redinha, uiii, uiii, canárias de porte e à porta!
Caro amigo Ricardo, eu é mais cor e coisa ... !

Sem comentários: