quarta-feira, 30 de março de 2011

Crescer, crescer o que isso implica. Separação dos pais

Como já referi, não posso estar todos os dias ao pé dos meus canários, com tal, é a lei da Natureza que manda. Dos quatro que nasceram, o último nasceu com dois dias de diferença, logo mais pequenino, frágil; isso no meu caso faz toda a diferença. Se estivesse em casa tinhas duas opções: mudava-o para outro ninho com passarinhos da mesma idade ou ajudava na sua alimentação de modo a acompanhar os irmãos, acabou por morrer ao fim de 8 dias, os mais fortes vingam!

Estes são os que permanecem vivos.


Para as pessoas que tem menos experiência na criação de canários vou dar uma dica em casos vulgares de morte subita dos filhotes, logo nos primeiros dias ou já com uma semana ou mais, atenção que pode haver outras.

Muitas canárias, por serem tão boas mães recusam sair do ninho com medo de perder os filhos, então os macho vão ao ninho para alimentarem as crias mas, como as fêmeas não se levantam (sair do ninho) os machos acabam por lhe dar a comida, ficando os filhos com fome. Com o tempo as crias ficam mais fracas e acabam por morrer de fome no ninho.


Para podermos ter a certeza que é isso que acontece , devemos colocar papa, sementes germinada ou outra coisa atractiva e ficamos alguns minutos para ver o que a fêmea faz, se ela não sair do ninho e for alimentada pelo macho e não alimentar as crias, o que devemos fazer?


Retirar o macho da gaiola, este deve ser colocado longe para evitar que a fêmea o ouça cantar e fique de novo com o cio e abandone o ninho e filhos, esta operação vai fazer uma coisa interessante, a mãe não vai poder ficar sempre no ninho à espera da comida do macho, logo vai ter que sair do ninho para ir comer, ao voltar, os filhos sentem a sua presença porque ela ao tocar no ninho faz com este trema e o que fazem? Pedem comida sem parar. Claro que devemos vigiar a fêmea, como em tudo na vida, há boas mães e outras nem por isso.

Depois dos filhos criados e desmamados podemos juntar de novo o casal.

Um bom casal não requer este cuidado, ambos os progenitores alimentam as crias.

Depois de fazer uma observação deste casal é o que tenho de fazer para ver se esta ninhada vai adiante, esta é uma daquelas fêmeas muito zelosas com o seu ninho e se esquece das crias que estão por debaixo dela, como não tenho de momento amas para me ajudar vou retirar o macho de perto dela, desta forma espero que ela seja uma boa mama!

Sem comentários: