terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Para os menos conhecedores. Canário ou canária?

Na "hora " de fazer um casal, deve saber que há diferenças físicas, também há outras que variam com a raça.
Quando os canários são muito novos é difícil detectar a diferença entre machos e fêmeas. Mas, os criadores mais experiêntes depois da primeira muda feita já são capazes de identificar os machos das fêmeas. Como? As cores mais fortes dos machos são por norma uma forma de os diferenciar das fêmeas; outra, é saber as cores dos progenitores. Há canários como os portadores que têm a cor não visível, um exemplo: canário canela X canária verde. Os canelas, são fêmeas, já os verdes, serão machos portadores de canela (o calena é não visual).
Há raças de canários cuja sua identificação se torna mais fácil.
"Linha" dos canários Mosaicos, a cor nos "ombros" e "mascara" define bem machos e fêmeas.
Por norma , os machos têm mascaras mais largas e forte que as fêmeas, também na asa (ombro) a cor mais forte e larga revela os machos, as fêmeas possuem as mesmas marcações, só que por norma, estas são mais pequeninas e mais diluídas.








Mas, se a coisa se torna complicada, vai -se ao físico, se as aves (machos e fêmeas) estiverem adiantadas, perto da altura de reprodução em bom estado físico, utiliza-se o velhinho sopro sobre as penas da cloaca das aves, é fácil de ver a olho "nu" a diferenças entre machos e fêmeas.

Agora, mais ao pormenor. Fêmeas com o abdómen em forma de "amêndoa" onde a cloaca se salienta, com a preparação da época da reprodução (cio) as fêmeas vão ficando mais "cheias", esse efeito, faz com a zona da cloaca fique muito mais saliente e as penas deixem a descoberto o órgão reprodutor das fêmeas, o aumento do abdómen e cloaca são também "fruto" da formação dos ovos na oveira, desta forma a fisionomia da fêmea fica pronta para a postura. Período semelhante acontece às "mulheres durante a gravidez e no parto", desculpem a comparação. Assim que a época de reprodução termina, há como um desinchar do abdómen das fêmeas, voltando ao seu estado normal. A "mãe" Natureza é muito sábia! Muito importante para as fêmeas ter sempre o "GRIT" à sua disposição, pode ser dado durante todo o ano. a todas as aves.


O macho, ao pormenor. Por norma cantam desalmadamente, exibindo o seu canto às fêmeas, fazendo-se notar entre outros, como acontece na Natureza com muitos rituais de acasalamento, as fêmeas escolhem por aptidão física, o canto mais alto e longo o mais bonito e as penas mais bem cuidadas, demonstram vitalidade e boa saúde; logo, são estes os escolhidos.
Dito isto, o abdómen dos macho ao contrario do das fêmeas diminui durante o cio, este acontecimento faz com que a cloaca (não o abdómen) do macho aumente de tal forma que se torna muito saliente o que facilita a cópula do casal, não esquecer que o macho tem que estar em cima da fêmea e "manobrar" de modo a alcançar com sucesso a cloaca da fêmea, agora se entende porque sofrem estas modificações morfólogicas os canários na altura da reprodução. Também os abdómen dos macho volta ao estado normal depois da época de reprodução.

O acasalamento é muito rápido.
A fêmea coloca-se em posição e o macho "manobra" sobre o seu dorso para que possa alcançar a área de copula a cloáca.

NOTAS IMPORTANTES: Como já referi antes, em alguns casos podemos "tosquiar" as penas à volta do cloaca (sexo), no entanto não se deve cortar as penas mais salientes, acredito que têm um papel muito relevante no acasalamento e agora também já ficaram a saber, porque razão se deve evitar que os machos (principalmente estes) fiquem gordos na altura da reprodução.

Para saber mais pormenores visite: Canário ou canária?

Sem comentários: