domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Gloster no inicio da criação (Tosquia).

Esta "postagem" é dedicada a todos os "colegas" criadores que pela primeira vez vão criar este magnífico canário de porte (o Gloster). Muitas das vezes pensamos que todas as condições estão reunidas para a criação, esperamos sempre muitos “pintos” nos ninhos mas,tal não acontece, ficamos preocupados com o número muito alto de ovos NÂO galados,como não temos muita experiência,não sabemos o que está a correr mal. Se os machos estiveram exageradamente gordos, há dificuldade em galar a fêmea; outro entrave, pode ser excesso de penas junto da cloaca do macho e fêmea.

Para os canários que têm Corona (poupa) muito comprida e aberta, há alguma dificuldade em localizar o parceiro(a), já as crias que ficam no fundo do ninho pode ser uma desvantagem na altura da alimentação por último.

- Conselho: O corte das penas e unhas, deve ser feito com um mês de

antecedência da época de reprodução, dessa forma possibilita a abituação às novas condições.

- Conselho: Como se pode ver, o bico e as vias respiratórias ficam mais livres facilitando a limpeza da ave; depois os olhos, o corte das penas (com muito cuidado e atenção) possibilita uma visão periférica de tudo o que a rodeia.

- Conselho: O excesso de penas, provoca um grande volume na zona da cloaca, esta deve ser aparado com muito cuidado, para facilitar o acasalamento, atenção, é possível criar sem se cortar as penas, o problema é o menor número de ovos galados.

- Conselho: Só as penas à volta da cloaca devem ser cortadas, as penas que se vê nas fotografias nunca devem ser cortadas, essas penas, são muito importantes para as aves na altura da cópula (acasalamento).

Conclusão: As penas, se forem exageradas compridas na altura das criações ficam conspurcada (sujas) de papa, fruta, sementes germinadas, cús-cús etc. Onde há sujidade pode haver fungos, estes, são altamente perigoso para as aves recém-nascidas e progenitores, as penas exageradas impedem a cópula e podem levar a dificuldades na alimentação das crias.

Cuidado com as unhas, devem ser cortadas em caso de necessidade, muitos ovos e crias vêm parar ao fundo da gaiola por ficarem presos às unhas grandes, onde morrem ; nos casos mais graves a falta do seu corte as unhas pode levar à perde de unhas, dedos e até pernas, em casos extremos a ave por ficar presa nas panhas do ninho ou às grades do fundo da gaiola o que a levara à morte.

Penso que este artigo é válido para alguns canários de porte (Norwich, Border) aves com muita pena.

Sem comentários: