segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Entre AMIGOS com Ricardo Garção

Ricardo Garção

Portalegre

ricardojgar@sapo.pt

www.avesdoricardo.com.sapo.pt


A minha paixão pelas aves já vem de muito novo, pois lembro-me do meu primeiro casal de aves ( PIRIQUITOS), que me foram oferecidos pelos meus pais quando tinha cerca de 5 Anos, e por ter vivido sempre no campo, em contacto com várias aves, como por exemplo os pombos.


Em 1994, 1995 e 1996 iniciei um hobby, a columbofilia, pela razão de gostar muito dos pombos correios, pelo seu excelente sentido de orientação e também pela influência de alguns amigos criadores e participantes desta modalidade, da qual mantenho grandes saudades desses tempos.


Em 1997 tive que abdicar do hobby da columbofilia, pelo motivo de ter mudado de residência, o que me impossibilitou de continuar neste maravilhoso desporto.

Passado pouco tempo, e porque a paixão pelas aves continuava, comprei alguns casais de canários, para me entreter, dedicando-me á criação dos mesmos.

Com estes canários, ao longo do tempo fui aprendendo muitas coisas, nomeadamente o que diz respeito à sua criação e manutenção.


Foi em 2002, que me fiz sócio pela primeira vez de uma Associação Ornitológica do meu Distrito, adquirindo as minhas primeiras anilhas oficiais, e foi a partir desse momento que adquiri os meus primeiros casais de Canários de raça Gloster e Canários de raça Lizard.

Fui criando estas duas raças de canários até 2008, da qual abdiquei da criação dos canários Lizard pelo motivo de me interessar pela criação de Aves Exóticas, nomeadamente o Diamante de Gould e o Diamante Mandarim de Exposição, que foram os primeiros exóticos a entrar no meu aviário.

Actualmente dedico-me á criação do Canários Gloster entre Verdes, Azuis, Amarelos e Brancos.

Ao Diamante Mandarim de Exposição Clássicos e recentemente os Peito Branco (Pinguins).

Ao Diamante de Gould, entre Clássicos, Peito Branco e com umas aves Azuis.

Ao Diamante Estrela Clássicos e ao Diamante Modesto Clássico.

Como todos os criadores de aves exóticas também tenho alguns bengalins para servirem de (AMAS), a alguns exóticos que não consigam criar a sua prol.

Entre estas aves que crio, a ave que mais me fascina é sem dúvida o Diamante de Gould, pela beleza das suas cores e por ser uma ave dócil e calma.

Esta pode ser uma das aves que mais tarde me posso dedicar só há sua criação eliminando todas as outras, mas só o futuro é que o dirá!!

O meu aviário é constituído até há data por 20 gaiolas de criação em pvc com 60x35x35, sistema de rolo e feitas por mim.
É um óptimo material, sendo bastante resistente, é lavável. Também possuo um total de 12 gaiolas em rede galvanizada feitas por mim, com as medidas de 40cm x 40cm, onde são colocados os casais de Bengalins do Japão para servirem de amas a alguns dos casais de exóticos.

Até ao momento possuo 2 voadoras de 1m de altura, 2m de comprimento e 1,20 m de fundo, com poleiros individuais onde coloco os exóticos numa e os canários na outra.

Durante a criação e mesmo no resto do Ano, não tenho aquecimento e também não sou adepto de luz artificial, sendo tudo natural.


Como ainda não tenho o meu aviário pronto, em breve serão 4 voadoras no total, para poder dividir machos de fêmeas, aves novas como reprodutoras.
A alimentação que dou às minhas aves é a mistura da PETCUP Profissional Exóticos e para os canários a Profissional Canários, fornecendo papa da Witte Molen regularmente, grit, osso de choco, espigas de milho painço, frutas e alguns legumes, como por exemplo brócolos, alface, couve, agrião, tanto na muda das aves como na altura das criações.

Não tenho por habito dar regularmente outros produtos às aves, fazendo apenas um tratamento antes do início das criações às salmonelas utilizando o FP 20 20 e dou no final desse tratamento um complexo B.

Por norma inicio a criação em meados de Outubro com os Diamante de Gould e os Mandarins, começando com as outras aves um pouco mais tarde, já com o tempo um pouco mais quente.

Com os canários, no inicio de Fevereiro já tenho os casais formados e coloco o ninho passado uma semana, tendo crias já em Março.

Deixo fazer 3 posturas aos casais ou até só duas, conforme corram as primeiras duas criações, porque tenho um limite muito baixo para canários novos, chegando aos 40 indivíduos paro a sua criação.


Para finalizar, a opinião que dou às pessoas que queiram iniciar este hobby, aconselho antes de tudo, obterem as informações necessárias sobre a espécie de ave que gostariam de criar e só depois adquirirem essas aves.

Acho que essas aves devem ser adquiridas a criadores com vários Anos de experiência, porque só assim é que se consegue obter na maioria dos casos aves com alguma qualidade.

Este é um hobby que tem altos e baixos, como a criação, porque há um Ano que corre bem mas há outro Ano que já não pode correr como se queria, ou mesmo pessimamente, e por isso também é importante uma pessoa que comece a criar e se as coisas não lhe correrem bem não desmotivar, o que é muito IMPORTANTE!!


Para os amantes das Aves Exóticas deixo aqui o link do Fórum que eu criei http://forumdosexoticos.forumeiro.com/ , com o objectivo de juntar muitos criadores para podermos, entre todos, evoluir na criação das Aves Exóticas e colocar e tirar dúvidas aos mais novos que estão agora a iniciar. Visitem!!

Parabéns ao amigo Ricardo pelo seu website, o meu agradecimento pela atenção e disponibilidade que mostrou na colaboração do meu blog "Birdsblog", boa sorte.

Um abração.

Texto e fotografias: Ricardo Garção

Montagem: Osvaldo Sereno

Sem comentários: