terça-feira, 9 de março de 2010

Entre amigos com: Quim Lopes

Nome: Joaquim Lopes
Associado: AOCA, COBL e IGBA
Stam nº 566C e L918
Morada: Mealhada
Contacto: 966255122
Email: jmadlopes@gmail.com
O meu nome é Joaquim Lopes, moro em Sernadelo/Mealhada e sou ornitófilo desde do ano de 1993 apesar de desde de miúdo sempre ter tido aves, pelo que, posso acrescentar que o gosto pela aves já nasceu comigo.
Vídeo do "QUIM" e as suas aves.

Assim, dei os meus primeiros passos na criação com exóticos, nomeadamente Mandarins (todas as mutações) mas preferencialmente os Peito Laranja e Bengalins, tendo posteriormente alargado aos Diamantes de Gould (todas as mutações) e a quase todos os Diamantes Australianos (Diamantes Papagaio, kittlitz, Tricolores, Forbes/Tarimbares, Estrelas, Babetes, Sparrows….).


Sempre procurei criar em grande escala (cheguei a anilhar 800 aves por ano) e tentei ter os melhores exemplares, pois tinha por principal objectivo o de participar em Exposições, tendo obtido vários prémios a nível regional e nacional. Apesar da minha paixão pelos exóticos, existiam algumas raças de canários que me fascinavam, nomeadamente, o Gloster e o Norwich.

No ano de 1997, o meu amigo Victor Dias dispensou-me um casal de canários Glosters e a partir desse momento iniciei a criação dessa maravilhosa raça até aos dias de hoje.

Em 2007, por circunstâncias pessoais e profissionais, tive que optar entre a criação de exóticos e a de canários. Escolhi ficar com os canários porque parece-me que a criação nos canários de porte apresenta mais dificuldades na obtenção de bons exemplares, tanto em termos de qualidade superior, como em quantidade desses exemolares e dediquei-me a 100% aos Glosters.

Tive a sorte de travar conhecimento com um grande criador Internacional de Gloster, o Sr. Rob Wright, que me auxiliou bastante, sobretudo quanto aos conhecimentos para a criação.

Fui amiúde a Inglaterra, a casa desse meu amigo, o que me levou a melhorar substancialmente a minha criação. Melhoria essa que se reflectiu com vários prémios nacionais, entre os quais os que destaco com mais importância, o de campeão nacional de glosters coronas em 2004 (Fêmea Variegada) no Campeonato Nacional de Leiria e o melhor gloster em 2008 (Macho Variegado) no Campeonato Nacional do Glosters Clube de Portugal.


Actualmente crio com 65 fêmeas de glosters, 7 casais de Norwichs, 5 casais de Cardinalitos da Venuzuela e 2 casais de Canários de Moçambique. Estas últimas raças são raças pelo as quais simpatizo bastante.

Crio cerca de 300 glosters anualmente, o que me permite efectuar uma boa selecção todos os anos.
Em termos de alimentação dou aos meus canários o que considero serem as melhores misturas (passo a publicidade - Premium da Versele Laga). Durante o período de criação junto ainda a Premium Super Cria.
Forneço durante todo o ano germinado e papa Orlux, aumentando as doses naturalmente no período de criação. Forneço ainda no período de criação brócolos e/ou grelos de couve e no período da muda courguets.

Como tratamento, apenas desparasito as minhas aves e forneço medicação para prevenção de Salmonelas e Coccidiose.
Todas as vitaminas (que não são muitas) são fornecidas na papa (Cálcio, Probióticos, Breedmax….) uma vez que não tenho disposição temporal para o fazer diariamente na água.

Na separação das crias dos pais, coloco-as em voadeiras (cerca de 25 aves por cada), tentando sempre que possível, juntá-las por idades, uma vez que os mais velhos têm tendência a serem agressivos para com os mais novos.

Uma das minhas premissas para a criação é a limpeza. Evitará, num futuro muito próximo, muito dissabores (piolho, doenças, mortalidade….).

Sou associado de 4 clubes/Associações nacionais e internacionais, Associação Ornitófila da Cidade de Aveiro (AOCA), Clube Ornitófilo da Beira litoral (COBL), Glosters Clube de Portugal (GCP) e International Gloster Breeders Association (IGBA) de Inglaterra. Paralelamente, fiz parte dos corpos sociais de vários clubes, tendo sido secretário durante cerca de 4 anos no Clube Ornitófilo da Beira Litoral, Presidente da Associação Ornitófila da Cidade de Aveiro durante 10 anos sendo, actualmente Presidente da Mesa da Assembleia. Do Gloster Clube de Portugal como Presidente da Mesa da Assembleia e da Federação Ornitológica de Portugal, como vogal do Conselho Jurisdicional.
Os conselhos que posso dar aos novos criadores são, em primeira instância, a necessidade de gostar muito de aves (sobretudo daquelas que pretendem efectuar criação) e ter tempo disponível para cuidar delas. O sucesso na criação requer muito trabalho, dedicação, paciência, conhecimento e um pouco de audácia.
A experiência na criação adquire-se ao longo do tempo e tentar sempre aprender com os nossos erros (ver o erro como um aspecto positivo, no sentido de o identificar e não tornar a repetir e não como factor desmotivador) e/ou com os outros criadores com bastante mais experiência do que nós.

Inicialmente tentar obter o máximo de informação acerca da raça que pretendemos iniciar a criação. Quando verificarem que a criação é exigente e difícil, tentem efectuar parcerias com outros criadores que também criem essa raça.

Tentar sempre criarem com os melhores exemplares. Quando pretenderem melhorar algumas características das suas aves, façam-no uma de cada vez.

Anilhar todas as crias para as identificar, para isso é necessário estar inscrito num clube/associação para a aquisição de anilhas com o respectivo número de criador nacional/Stam.

Texto: Joaquim Lopes
Fotos: Osvaldo Sereno
Queria agradecer ao amigo "Quim" pela forma simpática e paciente como me receber nas suas instalações, não foi a melhor altura para se fazer uma visita, pois as suas aves já se encontravam em reprodução, não mostrando todo o seu potencial e beleza. Muito boa sorte para as sua criações.
Ver as primeiras criações de 2011, link: As criações dos amigos 2011 - Joaquim Lopes (Quim)...

Um abraço.

3 comentários:

Armindo Tavares disse...

Olá, excelente descrição do seu hobby e parabéns pelas fotos que estão muito bem conseguidas, para além da qualidade dos modelos.

Unknown disse...

Olá Quim
Parabéns pela contribuição fantástica do mundo das aves.
Espero que não pares e que vás mais além na descrição das criações.
Zé Luís

Eduardo_canarios disse...

Olá Sr Quim,muitos parabens pelo blogue,está muitissímo bom!
Boas criações!
Abraço