quinta-feira, 25 de março de 2010

Bricolage em família.


O tema do meio ambiente está cada vez mais na "boca " das pessoas, a natureza é tema em muitas variantes, tais como: os alimentos biológicos, as pousadas ecológicas, o modo de vida sustentado naquilo que a terra nos pode dar, a biodiversidade seus encantos e prazeres.
Vamos aproveitar o que ainda nos resta, sempre que a natureza nos revela uma coisas nova ou diferente, ficamos encantados horas a observar tal facto, já na antiguidade os homens observavam os animais para os poder caçar, mais tarde, desenhavam as suas caças nas grutas onde viviam, fruto da longa observação, a genética foi evoluindo ao longo dos milhares de anos, até que hoje, esses genes mantêm-se activo, há um número cada vez maior de pessoas a observa a natureza. Foi então que se começou a falar da observação de aves (birdwatching) por isso, resolvi fazer uma proposta a todos.
Em vez de irem para os centros comerciais ou deixar os " miúdos" jogar às consolas todo o dia , porque não fazer um fim de semana diferente!
Reúna toda a família vai ver o entusiasmo a crescer com este pequeno projecto. Montar na sua varanda, no jardim ou no quintal um local para observar aves.
Primeiro , temos que saber que há diversos comedouros (alimentadores) e alimento destinados a diferentes aves, quantos mais alimentadores tivermos mais aves vamos atrair.



Agora que já viram alguns tipos de alimentadores e alimentos, vamos tentar fazer um alimentador simples, o seu preço é económico pelo pouco matéria que é nessecario para a sua construção :madeira, rede, um agrafador, um pouco de arame e um pequeno tubo roscado, claro que podem optar por outro, basta para isso ir à inter-net e procurar "birds feeder".


Se ainda tiverem tempo , podem começar a planificar o (s) ninho(s), também as aves gostam de ter um lar, com a destruição dos bosques, pinhais, montados as aves têm cada vez menos possibilidades de se reproduzir, não tendo as condições naturais, estas apreciam muito os ninhos artificiais, pode levar tempo mas elas se tiverem comida vão aparecer mais depressa.
Aqui fica também uma proposta de (trabalho).
Cuidado, os mais pequenos, estes devem pedir aos adultos para os ajudarem nestas coisas, não vale acabar o dia com uma ida ao hospital.

Para aqueles que ficarem a gostar desta actividade , devem pedir um caderninho de apontamentos, uma câmara fotográfica, um bom guia de aves, e alguma roupa escura.
As escolas, podem fazer este trabalho enquadrado na área de projecto ou na disciplina de biologia.


Vidéos retirados o youtube

Sem comentários: