sábado, 27 de fevereiro de 2010

População faz ninhos para passaros


Este seria um bom exemplo a seguir por muitas das cidades deste nosso Portugal. Os programas do "Polís" vieram ajudar na renovação de muitos parque e jardins, mas agora falta fazer o que já se faz nos Estados Unidos e em outros países da Europa à mais de duas ou mais décadas.

Já que se fala tanto na palavra "BIO" , bio isto,bio aquilo, porque não fazer acontecer BIODIVERSIDADE dentro das cidades!

Cidade de Águeda


Seis concelhos do Norte e Sul do país estão envolvidos numa acção da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) destinada a promover a biodiversidade nos jardins urbanos, incentivando à construção de caixas-ninho.

A iniciativa, que é levada a cabo até 11 de Outubro, vai ter lugar em Águeda, no dia 5, e em Tomar (11). Realizada em parceria com as autarquias, a acção decorreu já no Parque da Cidade do Porto, em Aveiro, Albergaria-a-Velha e Viseu.

A SPEA mantém, entre as 10 e as 18h, uma banca com binóculos, telescópios e informação ambiental, e organiza um atelier de transformação de embalagens usadas em alimentadores, bebedouros e locais de abrigo para aves. «Podemos fazer uma série de equipamentos com material reciclado, mas não vamos afixá-los. Servirão para dar ideias às pessoas e às câmaras», explicou João Neves, da SPEA.

«As caixas-ninho, produzidas com material que fornecemos, é que serão mesmo instaladas nos jardins em Outubro, havendo depois um acompanhamento da sua ocupação», disse ainda, anunciando visitas guiadas na Primavera e acções de limpeza no Verão.

A iniciativa servirá também para atrair espécies como o chapim ou o pica-pau, que não se instalam facilmente nos jardins das cidades por falta de árvores antigas, com cavidades naturais. Com as caixas-ninho de madeira, é possível simular essas cavidades, de forma a garantir a permanência das aves e a sua posterior reprodução. A maior parte dos parques florestais já possui este equipamento, que escasseia nos espaços verdes municipais.

Informação retirada do site:htpp://viajar.clix/noticias.php?id=3133&lg=pt

2 comentários:

Tiago Batista disse...

é de louvar esse tipo de iniciativas, mas aqui para os lados do Alentejo faz se precisamente o oposto em relação ás Andorinhas dos beirais, há quem coloque redes nos beirais para as impedir de construir os ninhos, fazem isto para evitar a sujidade deixada por elas durante a época de reprodução.

B a N n E d - psitacideos disse...

Boa tarde

Por acaso eu já tive essa ideia e fazer uns ninhos para por num ameixoeiro enorme que tenho no quintal pois aqui na zona há sempre muitas aves mas são quase sempre os considerados "pássaros bravos" não sei o nome que tem mais especifico, a minha questão é que ninhos e se posso espreitar quando tiverem filhotes ??
Ninhos deve ser dos bengalins abertura em U e espreitar acho que vão estranhar e nunca mais voltar la mas não sei espero uma resposta :D

Abraço