quinta-feira, 25 de junho de 2009

Exóticos - 5

Diamante Sparrow - ( Emblema Guttata)

Distribuição: Austrália.
Dimensões: Aproximadamente 12 cm.
Dimorfismo sexual: não é fácil mas, podem ser observadas algumas diferenças, nos machos a cor do bico e quase sempre mais forte que as fêmeas, outra diferença é a cor da aréola do olho, nos machos, pode ser mais forte e colorida ; já as cor da aréola das fêmeas é menos colorida"desmaiada", os machos cantam (canto agudo e comprido) tipo "comboio" e as fêmeas só piam.
Atenção que as mutações por vezes levam-nos a cometer erros na identificação dos casais.
Acasalamento: os Sparrows podem ser extremamente violentos na altura de criação, o acasalamento pode levar mesmo a morte de um dos progenitores, o meu conselho é: manter o casal separado mas, à vista, e só quando as duas aves demonstrarem interesse mutuo estão prontas é que se deve juntar o casal, mesmo assim,vigie o casal nos momentos após a junção para que não haja depois cenas tristes.

Comportamento social: estas aves podem ser mantidas juntas e viveiro com mais indevidos da mesma espécie ou outras, são agressivos quando os machos atingem a maturidade sexual, devem ser passados para viveiros separados das fêmeas, evitando assim disputas e rituais de acasalamento.

Ninho: os ninhos devem ser rectangulares e com abertura (buraco ou entrada meia aberta), as lojas da especialidade têm ninhos específicos para exóticos mas, também podem ser utilizados ninhos de madeira(tipo/periquito), a fêmea faz posturas de 2 a 6 ovos, o tempo de incubação varia, vai de 12 a 14 dias, ambos os progenitores chocam os ovos.
As crias saem do ninho por volta das 6 semanas.
Muitos criadores optam utilizar os Bengalins como amas , pois este são muito mais dedicados durante a criação, possibilitando assim que as fêmeas de Sparrow façam mais posturas.
Atenção que o excesso de postura pode levar a que a fêmea morra por fraqueza ou falta de posturas no ano seguinte.

Alimentação:ave granívora , as lojas por norma têm mistura para aves exóticas.Mas , também gosta de comer insectos larvas da farinha (tenébrios molitor) e larvas de búfalo, pápa de insectos misturada com pápa de ovo.
Mutações: Pastel (castanho claro) de bico vermelho ou laranja com as penas da rabadilha laranja ou vermelhas, depois temos os cinzentos claro (prata) com bico laranja e avermelhado com rabadilha laranja ou vermelha. por norma os flancos da aves são com "escamas" brancas tanto nas mutações como nos clássicos.
A sua cor clássica é preto, branco vermelho "vinho" e bico vermelho escuro.

Sem comentários: