domingo, 10 de maio de 2009

Tintelhão africano - Degolado


Tentilhão Degolado
Colarinho vermelho
Dias de festa
Seja qual for a ocasião, mesmo em situações informais, o Tentilhão Degolado apresenta-se no seu melhor: plumagem na qual se mesclam tons de castanho e um 'colarinho' vermelho 'debruado' a branco, que lhe enfeita a garganta, e que não contempla as fêmeas.
Dias de paixão
Oriundo do continente africano, de países como a Namíbia, Zimbabué, Botsuana e África do Sul, onde habita savanas e matagais, o Tentilhão Degolado reproduz-se, essencialmente, entre Janeiro e Abril, que coincide com a época seca africana. A fim de impressionar a fêmea, corteja-a cantando e movimentando- se em direcção à sua eleita. Enquanto isso, estica o pescoço erguendo e exibindo o seu 'colar' vermelho. Ao que parece, dedicam-se mais ao cortejo nupcial do que à construção do ninho, esférico, o qual constroem com ervas secas mas que se apresenta tosco, quase rudimentar. Nele, a fêmea deposita quatro a nove ovos que são incubados por ambos os progenitores. Ao cabo de 12, 13 dias, nascem as crias que só abandonarão o ninho com cerca de um mês de vida. Até lá dependem completamente dos pais.
Dias de liberdade
Em liberdade, o Tentilhão Degolado vive em bandos e é de tal forma gregário que não é raro integrarem-se com outras espécies igualmente diurnas e granívoras. Ainda que se alimente de sementes também come insectos. Daí que seja comum encontrá-los em zonas de cultivo.
Longos dias
Atinge, em média, dez anos de vida.
Tudo isto para os seus animais.
A instinto conta com profissionais para o ajudarem. Ao entrar no site desta revista pode ainda encontrar: Fórum - Curiosidades - Notícias - Espécies - Educação - Entrevistas - Saúde - Contactos - Adopções e Especiais. Tudo isto para os seus animais.Fonte : http://www.instinto.pt/site/index.php

Sem comentários: