sábado, 25 de abril de 2009

Livros e revista - Aves do Mundo

AVES DO MUNDO - Segredos da Natureza
Este é um guia muito interessante para quem gosta de aves, tem 416 paginas coloridas com fotografias de várias aves de todo o mundo, com uma medida de 21,05 cm X 15,00 cm é fácil de transportar e arrumas, claro que não estamos a falar de um atlas das aves do mundo, este é apenas um guia, serve para identificar: a família, a espécie, o comprimento (porte), a distribuição geográfica, plumagem, habitat e se a ave é migrante ou não.
Todas as espécies são acompanhadas por um pequeno texto com considerações que nos revelam outros pormenores igualmente interessantes, tais como: época de nidificação e tipo de ninho; quase tudo o que gosta de saber quando se observam aves.

O Dr. Colin Harrison, reconhecido internacionalmente no que respeita ao estudo da evolução da classificação de aves e Alan Greensmith, dedicou-se à observação de aves, para que outros o possam fazer de uma forma exemplar dedicou algumas notas a todos aqueles que se querem iniciar na observação, catalogação e fotografia de aves em estado selvagem (bird watching), também conhecida como observação de campo.

O livro "AVES do Mundo" é de fácil consulta, nas primeiras paginas é explicado o significado de cada imagem, mapa, desenhos, tipo de voo, tipo de bico; com o folhear os autores evidenciam a forma cuidada como este livro foi o elaborado.

Os autores tiveram em conta também como se podem identificar os vários espécies de aves, somos levados a constatar pelas diferentes fotografias o vários tipos de aves: aves corredoras, aves pernaltas, aves aquáticas, aves frugivoras, aves insectívoras, aves de rapina, aves necrofagas entre muitas outras que insistem.

Os autores utilizam um texto curto na abordagem às aves, o mesmo tenta dar algumas dicas sobre as espécies, ajudando assim o leitor a identificar com mais facilidade as aves que procura, procurando ao mesmo tempo direccionar o leitor a saber um pouco mais.
Atenção, mais uma vez relembro que este não é um "Atlas" onde a informação se pretende muito mais discriminada e pormenorizada.

Pode ver, toda a informação sem texto está em pequenas barras de coloração diferenciada onde é possível constatar pormenores informativos sobre as aves.



Já no final deste belicismo livro, pode ser consultado um índice com o nome cientifico da aves e respectiva pagina de consulta.

Este livro pertence à "Bertrand editora" e o seu preço "ronda" os 25 euros (+ou -), pelo menos foi esse o preço que paguei.
Conselho. Para que gosta deste tipo de livros , recomendo as feiras do livros, onde muitas vezes se encontram exemplares a um preço muito interessante e como a vida não esta fácil "é no poupar que está o ganho"!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá..saberia me informar onde poderia comprar este livro?
Obrigada.

Unknown disse...

ola tudo bem ?? eu também estou atras desse livro se você conseguir achar me manda um E-mail falando como e onde voce achou ..obg

bruno.rocha.faria94@gmail.com 19 96485573