sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feira dos passarinhos - Porto

Na cidade do Porto há uma feira muito conhecida por quase toda a gente que gosta de passarinhos.
Segundo alguns dos mais antigos vendedores desta feira, a " Feira dos Passarinhos " já se realiza há pelo menos 50 anos.
Quanto à idade da mesma não foi possível obter uma informação concreta. Pois para alguns começou anteriormente à referida idade .Já para outros terá começado posteriormente.
Certo é que esta feira terá começado na Rua do Bacalhau às portas do mercado do " Bolhão" por volta do ano de 1955 mais ou menos. Como referimos atrás não me foi possível apurar com rigor o ano certo.

Nessa época quem vendia eram sobretudo populares que se dedicavam à captura de aves silvestres (pintassilgos, verdelhões, bicos de lacres, lugres e outras aves),que com estas vendas aproveitavam para fazer mais algum dinheirinho para ajudar com as despesas . As aves exóticas nessa data não tinham qualquer peso na feira (penso até que seriam raras!).


Esta feira realizava-se desde sempre aos domingos ,aliás como ainda ocorre nos nossos dias.
Com o passar do tempo a feira mudou de lugar, passou a realizar-se então na Rua do Moleiro ( junto à Estação de São Bento ).
Aí assentou arraiais durante muitos anos, mais especificamente no princípio do ano de 2004.
Durante o tempo em que a "Feira dos Passarinhos" se realizou junto à Estação de São Bento, esta sofreu inúmeras alterações.

A anarquia dos lugares, das coisas que lá se vendiam era total. Os lugares disponíveis eram ocupados aleatoriamente (quem primeiro chegava montava a tenda), o que causava sempre problemas com os vendedores mais antigos.
Passaram a vender-se então: passarinhos, pombos, galinhas, patos, peixes de aquário, cães, gatos, coelhos, gaiolas; enfim de tudo um pouco. A confusão e a desorganização eram mais que muita, e com o passar dos tempos a segurança das pessoas era posta em causa por pequenos "meliantes " que tratavam dos mais incautos vendedores bem como transeuntes .


Mesmo assim continuou a ser uma referencia para comerciantes ambulantes, criadores de aves, curiosos, e até simples pessoas, que aproveitavam as manhãs de Domingo, para esticar as pernas vendo um pouco do "Zoológico" na via pública. A Rua do Moleiro já era pequena para tanta gente!


A "Feira dos Passarinhos" é visitada não só por pessoas do Porto e arredores, mas também por gente de outras partes do país. Podemos até afirmar que faz parte da história da cidade do Porto! Com o passar do tempo as coisas mudam, como é natural na vida das cidades bem como a das pessoas. Faz parte da evolução das sociedades bem como do meio onde vivemos.
E foi assim que a "Feira dos Passarinhos", passados muitos anos, também mudou de lugar, uma alternativa escolhida pela autarquia.



Desde meados do ano de 2004 a feira passou a ser organizada pela Câmara Municipal do Porto, deixando de ser uma feira de índule popular.
A "Feira dos Passarinhos" passou então para junto da antiga cadeia da Conrraria.
Com um número de 54 lugares cativos e 6 lugares eventuais; desta forma a feira encontrava-se finalmente organizada.


A Câmara Municipal do Porto concede uma área de 9 metros quadrados, e um guarda sol, a todos os que contactem os seu serviço.
As pessoas que têm acordo anual com a Câmara pagam 28.62 euros por mês, enquanto as pessoas que sejam eventuais pagam o preço de 8.37 euros por cada área referida.
Segundo as novas regras só é permitida a venda de aves, bem como material para esse fim: gaiolas, bebedouros, sementes, etc.


Ao contrário do início desta feira que começou às portas do Mercado do Bolhão hoje em dia é proibida a venda de aves silvestres na feira. Mas os canários e as aves exóticas fazem o regalo de grandes e pequenos, criadores ou simples curiosos. O número destas aves tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido à divulgação pelas exposições de aves em todo o país.



De outra forma, o crescente número de pessoas que divulga e se dedica a criação e venda das aves de outros continentes, e quando não há exposições, uma das formas de escoar as aves são as feiras. Já se vão vendo aves de porte médio (papagaios, araras, ecletus, roselas) bem como aves importadas.

É uma pena que as Câmaras Municipais não acreditem mais neste tipo de feiras. Digo isto, porque em outros Países dessa Europa este tipo de feiras já têm muito anos.
Para terminar, na opinião de vendedores e criadores a "Feira dos Passarinhos" encontra-se muito melhor que aquando da sua realização junto da Estação de São Bento. No Inverno está um pouco desabrigada do vento e frio, mas as como os Portugueses são pessoas muito criativos já e possível ver alguns vendedores com sistemas o prova destas intempéries .


Um bem haja a todos quantos fazem parte desta feira. MUITA SAÚDE e SORTE PARA O FUTURO.
O meu muito obrigado às pessoas que responderam as minhas perguntas.
Reportagem e fotografia: Osvaldo Sereno

1 comentário:

Liliana Freitas disse...

não é rua do Moleiro, é rua da Madeira.