terça-feira, 24 de março de 2009

Bicos de chumbo versos Bicos de chumbo

Lonchura cantans? Lonchura malabarica?
África? Índia?
Para os mais experientes, estas aves são fáceis de distinguir, já para aqueles que só agora estão a começar com as aves exóticas e desejem iniciar a criação deste tipo de Lonchuras, esta tarefa pode ser muito complicada.
Aqui podem ver que apesar de muito parecidas; não são!
Como se pode ver nas fotos, há diferenças físicas em ambas as aves: a sua cor, as penas em forma de "escamas", junto a cabeça , a cor do bico entre outras, são pormenores que devemos levar em conta na distinção de ambas as espécies.

Muita atenção : estamos a falar de cores ancestrais (selvagem), porque em ambas as espécies há actualmente mutações muito interessantes, podem variar entre: o castanho claro, castanho escuro/cinzento, branco e branco azul.

São duas aves exóticas que ultimamente têm visto a sua popularidade crescer muito em Portugal.
Talvez por a importação de aves ter estado fechada (gripe das aves), muitos criadores resolveram dedicar-se a criação destas pequenas aves. A sua manutenção e criação em cativeiro e relativamente fácil, podem ser criados por amas(Bengalins) ou pelo próprios progenitores.
Quando são criados pelos pais verdadeiros o seu desenvolvimento é muito mais rápido.

Para terminar, devido a dificuldade em destingi-las, muitos criadores compram casais (cantans x malabarica), apesar de diferentes, eles reproduzem, tal facto não é positivo na minha opinião. Este cruzamento desvirtua as duas espécies, para que as espécies se mantenham o mais natural possível seria conveniente reproduzir: (L/cantans x cantans ou L/mamabarica x malabarica ) .
Espero desta forma ter ajudado. Se foi enganado!
Procure um criador, tente trocar as aves, para desta forma obter um bom casal "verdadeiro".

BOA SORTE!

Sem comentários: