segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

AVISAN - 2008

Esta exposição decorreu mais uma vez no (CNEMA) – Centro Nacional de Exposições – Santarém.
Para mim, também aqui se pode ver a crise.
Mais fraca que o ano passado, mesmo tendo mais clubes em exposição.

Decorreu no passado fim de semana em Santarém a Avisan, Exposição Nacional de animais de companhia e equipamentos, estiveram integradas neste evento: a 7ª Exposição Nacional do GCP, 2º Show do Ondulado e a 9ª Exposição Canina, Monografia do Retriever e Pastor Alemão, uma das mais conceituadas exposições de animais do país.

A (AOC) Associação Ornitológica de Coimbra, organizou uma excursão à AVIXIRA e AVISAN, algumas fotos que representam este dia, saída da cidade de Coimbra por volta das 07.30 horas, muito cedo para alguns "dorminhocos".

Toda a excursão decorreu num ambiente de amizade, camaradagem, alegria entre todos os participantes, deste quase todos associados desta associação que é a segunda vez que realiza este tipo de evento, assim possibilitando uma visita tranquila aos locais escolhidos.





Só espero que todos este animais tenham (CITES) Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.
Porque, para se ter algumas espécies de aves exóticas o (ICN) Instituto de Conservação da Natureza (obriga) a apresentação deste certificado nas exposições de aves aos criadores.
Para os obterem os mesmo têm que estar associados a um clube ou associação para poderem requisitar as anilhas ,para assim poderem anilhar as suas aves.

Deste modo evitamos ver nas televisões publicas noticia com comentários: " ...encontraram sapos exóticos numa lagoa Nacional, sem saber como lá foram parar", (alguém anda a "dormir" ou a brincar com coisas muito sérias) assim se pondo colocar em perigo toda a fauna e flora de uma região e de um país, quem não se lembra ou ouviu falar do lagostim vermelho que ataca os arrozais podo deste modo em risco todo este ecossistema, não se pode esquecer que a erradicação de uma espécie invasora pode custar milhares de euros e pode levar anos até que se resolva "definitivamente" o problema.
Até porque hoje compra-se quase todo o tipo de repteis, cobras, anfíbios, entre outros nas lojas ou pela Internet, sem se saber se as pessoas que os adquirem tem conhecimentos para os manter em boas condições de saúde e alojamento.
Deixo algumas perguntas para as quais não tenho respostas.
Quem controla este tipo de vendas? Onde vão parar muitos deste animais? Quem fiscaliza este tipo de importações? Talvez o ICN. Quem os compra está inscrito em que clube? Depois do mal "feito" quanto custa e quanto tempo pode levar a correcção de um erro? Será que os técnicos responsáveis estão à espera que aconteça o mesmo que aconteceu com o Lagostim Vermelho em Portugal; as tartarugas verde em França; os sapos venenosos na Austrália estes são alguns dos mais conhecidos entre muitos outros nunca se ouve falar.

Chegada a Coimbra por volta 20.00 horas, mesmo na hora do jantar!!!

Nota FINAL: Reparei que os outros bichos (iguanas ,lagartos, cobras, sapos, rãs entre outros) estão a ganhar cada vez mais admiradores entre os mais novos, são sinal dos novos tempos. Será?

Gloster Clube Portugal:


Sociedade Portuguesa do Ondulado:


Associação Portuguesa de Terrários:

Sem comentários: