terça-feira, 9 de setembro de 2008

Rola - Diamante

Rola-Diamante Preciosidade australiana

Da Austrália, país imenso, de climas e paisagens díspares e de fauna não menos exótica, exclusiva daquelas paragens, o normal é esperar raridades. Esta ave parece contrariar a corrente: não ostenta plumagem garrida nem formas inusitadas, não entra em cenas de pugilato como os cangurus, não necessita de uma alimentação especial… Mas é precisamente por tudo isso que se torna tão especial. Por norma, a Rola-Diamante tem plumagem cinza, à imagem das nossas rolas, mas pode ocorrer uma mutação de dorso branco ou apresentar-se num tom próximo da cor de tijolo. Ao contrário de outras aves, nesta espécie é relativamente fácil distinguir o macho da fêmea, por ser mais pronunciado no primeiro a auréola que lhes contorna os olhos.
São mansas ao ponto de conviverem harmoniosamente mesmo com outras espécies. Digno de registo é ainda o facto de os ninhos serem comunitários. Ou seja, não é de estranhar que as fêmeas, que apenas põem dois ovos por postura, coloquem os seus ovos num único ninho. Uma prática que parece nada ter a ver com preguiça. Os ovos são chocados tanto pelo macho como pela fêmea.

Pacífica, sociável e amante de banhos de sol. Esta rola é muito hippie
Apesar de virem de longe não requerem menus elaborados. Ração de mistura para aves exóticas é perfeita para as Rolas-Diamante que também não dispensam verduras. Banhos, apenas os de sol, mas destes não se cansam. Pelo seu pacifismo, 'boa onda' e facilidade de integração comunitária, quase lembram, numa ousada analogia, sociedades hippies, viradas para a paz e o amor. São mesmo uma raridade.
Número 08 - Ano 1 - Agosto 2007

Sem comentários: