quinta-feira, 22 de maio de 2008

Periquito Cabeça Ameixa



Frutacores

Se algum dia lhe chamarem cabeça de ameixa, não se sinta ofendido, pois estará a ser alvo de um cumprimento. O mesmo que, um dia, George Smith, dispensou a uma elegante e colorida ave asiática que cruzou o seu caminho. Sobre ela terá dito, então: “é da cor da mais perfeita ameixa”.
Eles, elas e a cor de ameixa
Falamos das ameixas vermelhas, pois é de um bordeaux irrepreensível a cor das penas da cabeça deste periquito. Característica que apenas contempla os machos, tal como a marca vermelha nas asas, sendo cinzenta a cabeça das fêmeas. Destas e dos jovens machos antes de estes atingirem a maturidade sexual — que, neles, acontece por volta dos três anos de idade, e, nelas, por volta dos 15 meses —, o que torna difícil a distinção sexual, antes da idade adulta. Se não quer ser enganado, o melhor é adquirir o seu Cabeça de Ameixa num bom viveiro para que não acabe com um casal, mas de machos.
Posso ver o menu?
O Periquito Cabeça de Ameixa ( Psittacula cyanocephala), oriundo do Nepal, Índia, Butão e Paquistão, chega a ultrapassar os 30 centímetros. É uma ave sociável e dócil, muito fácil de 'domesticar', fazendo-a, por exemplo, comer à mão. Em estado selvagem têm hábitos nómadas. Sendo monogâmicas, vivem aos pares ou em pequenos bandos de cerca de uma dúzia de indivíduos. Se nos seus planos inclui o desejo de os procriar, é indicado que os mantenha aos pares. Pertencem a uma animada família, palradora, mesmo quando voam e, até, barulhenta. Alimente-as com alpista, aveia, milho, mas não esqueça a fruta (figos, kiwi, maçã, laranja) nem os legumes, caso do repolho.
Vaidade a quanto obrigas
O Cabeça de Ameixa tem noção da sua beleza e não deixa certos cuidados em mãos alheias. O próprio cuida da sua plumagem, levantando a cauda a cada movimento, para que esta não sofra danos ao roçar no poleiro ou outro obstáculo do caminho. O seu próprio canto, melódico, honra todo este quadro geral de beleza, que a todos encanta durante as cerca de duas a três décadas de vida desta ave colorida.
Fonte revista e site: http://www.instinto.pt/site/

Sem comentários: