domingo, 23 de março de 2008

Fauna Europeia - Chapim Azul

Chapim-azul (Parus caeruleus)

Distribuição: É o mais comum e familiar de todos os chapins na maior parte da Europa.

Habitat: florestas de carvalhos caducifólios ou mistas com resinosas, jardins, bosques, parques, pauis e sebes.

Discrição: ave alegre, sempre a saltitar de ramo em ramo com grande agilidade chamando a atenção com os seus tons de azul, amarelo e verde. Cabeça com uma coroa azul-claro, faces brancas circundadas com uma risca escura que vai do canto dos olhos circunda as "bucheicha" e ovidos e termina na parte inferior do bico. Plumagem do dorso esverdeada, asas azuis claras o abdómen é amarelo-vivo, bico preto, curto atarracado, patas pretas de comprimento médio. O chapim-azul mede cerca de 11 a 12 cm de comprimento.

Nidificação: O seu ninho em forma de taça feito num buraco de árvore ou caixa-ninho ou em buracos de algumas casa antigas decorre entre os meses de Abril e Maio, as posturas variam de 7 a 12 ovos de cor branca, com manchas avermelhadas, a incubação é feita pela fêmea durante 12 a 16 dias.

Iniciam a nidificação quando nascem as folhas do ano que lhes proporcionam os insectos de que se alimentam, as suas épocas de nidificação estão sincronizadas com a disponibilidade de alimento, eclosão das avezinhas dá-se exactamente quando há grande abundância de lagartas, no princípio da Primavera, também faz o ninho em fendas de paredes com musgo e erva com revestimento de pêlo e penas.


Alimentação: insectívora, mas também é capaz de comer sementes, frutos, aceita facilmente a alimentação em comedouro.

Sem comentários: