sábado, 8 de março de 2008

Bicos de Chumbo

Bicos de Chumbo (Lonchura cantans ou Lonchura malabarica )


Origem:

Atenção que há duas espécies muito parecidas de bico de chumbo ( Lonchura cantans) que por vezes leva a enganos e cruzamentos férteis, os bicos de chumbo são originários do continente africano (Mauritânia, Sudão, e Tanzânia), estes são mais arredondados e o formato da sua cauda e mais curta que os seus congéneres bicos de prata indiano (Lonchura malabarica) (são do continente asiático Indiano.


Dimorfismo sexual:
Quase inexistente, fisicamente é muito complicado de os diferenciar, a única diferença visível é o facto de o macho cantar enquanto a fêmea não.

Alimentação:
Sementes para exóticos com um pouco mais de painço e milho Japonês, papa de ovo, sementes germinadas e alimento variados (do qual pouco consomem). Apreciadores de verdura em especial de espinafre e dentes de leão, na altura do desmame deve ser fornecido espigas de painço, para ajudar os mais jovem a desenvolver o hábito de descascar as sementes.


Reprodução:
Período aconselhável para a sua reprodução Primavera e Verão, em exterior criam durante todo o ano se a temperatura não for muito baixa, não são muito exigente em relação aos ninhos (abertos – tipo canário ou fechados ou tipo exótico) material usado para a sua construção é muito variável, pode passar pelas misturas de componentes previamente elaborados (sacos de compra) passando por ervas secas, pelo, fibras de coco, algodão, penas entre outros, a sua postura vária entre os 4 a 7 ovos, o choco é partilhada pelos dois progenitores e durante 13 a 14 dias, sairão do ninho com cerca de 18 dias incubação, durante o período em que as crias são ainda pequenas é aconselhável fornecer: papa de criação misturada com papa de insectos e cos-cos.
Podem ser criados pelos Bengalins (há alguma dificuldade), se forem criados pelos progenitores desenvolvem melhor e crescem mais rápido.

Habitat:
Tanto podem estar em gaiolas (50x50x40) como podem viver em voadeiras, no exterior em ambos os casos, deve haver um local abrigado do frio, chuva e sol directo. Vivem perfeitamente em colónia.
Cuidados:
como já se referiu em viveiros com aves similares podem híbridar (cruzar com outros).
Para concorrer em exposições:
CLASSE F2 - EXÓTICOS P.E. (ANILHAS DE 1 E/OU 2 ANS)
Bicos-de-chumbo-africanos ou bicos-de-prata (Lonchura cantans), bicos-de-chumbo-de-cabeça-cinzenta (Lonchura griseicapilla), bicos-de-chumbo-indianos (Lonchura malabarica): todos nas cores normais.


Algumas mutações nesta belicisma espécie africana:
Castanho negro, pastel, negro castanho, inô e preta. Anilhas recomendam: 2,50mm.

Sites recomendado:http://www.avifaunafree.com/

Sem comentários: