sábado, 23 de fevereiro de 2008

Nova época de criação

Por norma os criadores de canários preparam as suas aves para criação, em meados de Fevereiro princípios de Março (Primavera), com os casais já escolhidos são feitos os últimos preparativos para a época de criação, nomeadamente a escolha dos ninhos para os diversos tipos de gaiolas.Para os mais entendidos já não há grandes novidades, mas para quem está a começar agora é sempre uma ajuda saber o que escolher nesta altura.Este artigo mostra alguns tipos de ninhos e alguns tipos de material para a construção dos mesmos.

Estes são alguns dos muitos suportes para os ninhos interiores.

Modelos de ninho interior.
Está fotografia documenta ninhos em:arame, plástico e verga.


Já estes são feitos de rede metálica zincada, arame zincada e arame pintado.


A fotografia mostra alguns tipos de forra interior, por norma depois vão ser tapadas pelas palhas e outros materiais quando as canárias estiverem a fazer (moldar) o ninho ao seu gosto.

O tipo de forro pode variar de material: fio de cizal, fio de coco ou de um tipo de "alcatifa" de fibras.


Esta ultima foto representa um pouco os diferentes tipos de ninhos: interiores e exteriores.

Vamos ver agora as matérias de construção possíveis de um ninho, atenção que haverá muitas mais, aqui procuro representar talvez as mais conhecidas.

Fibras de coco, algodão, cisal, fibras, musgo, ervas secas, pequenos pedaços de lã entre outros, para quem não quer ter muito trabalho há também ninhos pré feitos em corda de coco, fio de cisal ou forro com feitios adaptáveis aos vários modelos de ninho como podem ver nas fotos anteriores.


Alguns dos suportes para colocar o material para a construção dos ninhos, para este efeito também podemos encontrar nas lojas da especialidade pequenos suportes já cheios.

Produtos extra para esta época.Antiacaros (Acariásaves), ovos de plástico (substituição dos ovos verdadeiros), grit (ajuda na formação da casca dos ovos), cálcio líquido (muito importante na altura da postura).
Boas criações para 2008.

Ver matéria relacionada nas primeiras matérias deste blog.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.