sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Bengalin do Japão - Lonchura doméstica - Manon - Munia

Origem: Esta é uma raça que não hesite na natureza. Foi criada, desenvolvida, apurada pelo homem. Acredita-se que o primeiro País a produzir estas aves foi a China. Mais tarde foi introduzido no Japão, a cerca de 260 anos. Foram depois exportados para a Europa e os Estados Unidos.
Hoje em dia esta ave encontra-se dessiminada um pouco por todo o mundo.
Tamanho:
O Bengalin tem um tamanho aproximado de 10 a 13 cm podendo actualmente ser maior derivado as mutações e ao apuro genético desta aves.
Mutações:
Originalmente estas aves eram de cor negra ou castanho muito escuro, hoje em dia podemos encontrar muitas mutações nas cores bem como na forma.
Novas mutações são: branco, cinzento (prata), castanho claro, crémino, moca (cor de chocolate), malhados (bicolor), os perlados ou de cor pérola, e muitas outras cores. Dentro das cores que referi antes, não poderemos esquecer os albinos, e na forma, com poupa e alguns frisados (raros).
Dimorfismo sexual:
Muito difícil de reconhecer pelas cores. Só os machos cantam. Mesmos os criadores mais experimentados têm dificuldade em reconhecer a diferença entre as aves desta espécie.

Criação: De preferência em ninho fechado (caixa), também podem criar em ninhos abertos tipo (canário). Se pretendemos alguma qualidade e selecção a melhor maneira é criar aos casais, se desejamos criar pelo puro prazer de ver como reagem na corte e criação, o melhor é criar colónia, o Bengalin não requer condições especiais para a sua criação.
As fêmeas põem de 3 a 6 ovos de cor branca e a sua incubação prolonga-se por 12 a 14 dias.
Os filhotes devem estar a comer por sua conta 1 mês após o seu nascimento.
Ambos os progenitores chocam e alimentam a prole.
Ave muito dedicada aos seus filhos, mas não rejeita a criação de outras aves que se alimentem da mesma forma e do mesmo tipo de alimento.
Tem como uma das sua melhores características serem umas boas amas para muitas espécies de aves, podendo mesmo 2 machos chocarem e criar filhos de outros.
Para muitos criadores de aves exóticas, o Bengalin é a razão de sucesso na criação de aves mais delicadas, também ajudam muitos no numero de ninhadas extras.
Alimentação: O Bengalin é uma ave granívora, como quase de tudo. A comida aconselhável é a mistura para aves exóticas ou mistura para periquitos.
Gosta de maçã, de papa de ovo e deve ter a sua disposição grite.
Não diz que não a comida dos canários de vez em quando, como um bombom e umas espigas de milho painço como agrado. Pois esta ave por tudo o que é capaz de fazer pelas outras, merece. Adora tomar banho.
O Bengalin também é levado muito a sério por muitos criadores que se dedicam a esta espécie.
Tem Standard para exposição que o obriga a cumprir determinados quesitos.
Cor, marcações, postura, perfil, porte, etc. Nota final: É uma ave muito simpática, meiga e muito protectora.
O Bengalin é uma ave que híbrida (cria) com muitas espécies de aves, com alguma facilidade.

Sem comentários: