quinta-feira, 26 de julho de 2007

Entre amigos com Nuno Filipe Silva

FICHA DO CRIADOR
Nuno Filipe dos Santos Silva, 25 anos
Associação Ornotológica de Coimbra, sócio n.º283 - STAM 421J
Faço parte do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS)
Espécies que crio: Criador de exóticos

Morada: Roxo – Lorvão
Contacto: 965372741 / 912226485

A minha história com aves começa como a de quase todos; pelo facto de ser da aldeia e ter crescido no meio delas e mais tarde pelo gosto e o pela satisfação de ver pequenos seres, nascerem e desenvolverem-se dentro da nossa casa e com a nossa ajuda... Vejo isso como a paga por todo o esforço que fazemos para que se sintam bem comnosco!
Desde miúdo que cultivo o gosto pelos pássaros, no entanto os recursos e o saber não me permitiram grandes “voos”.
Com o decorrer dos anos e fui ganhando conhecimentos e fui tendo independência para poder formar o meu próprio plantel. O espaço na altura e tal como hoje não é o que realmente quero para eles mas tenho tido mesmo assim bons resultados. Possu-o cerca de 50 gaiolas de criação, e 3 voadeiras, que albergam uma centena e meia de aves.
Crio Mandarins normais e mutação, contando algumas dezenas e outros tantos, Bengalins das mais variádas mutações. Tenho alguns casais de Mandarim mutação gigante como e como consequência do ano passado, 25 Diamantes de Gould, dos quais 18 nasceram de apenas um dos dois casais com que pela primeira vez tentei criar esta espécie. (sorte de principiante...!?! quem sabe) Conto alargar este número na próxima época de criação.
Para mim,o Diamante de Gould é, desde a primeira vez que o vi em fotografias da inter-net e artigos de livros, a ave que mais atenção e interesse me desperta, pela espantosa variedade de cores e as quase infinitas combinações que nos permitem, sempre com o suspense de fazer de um pássaro de mutação normal, uma outra nunca vista!! Esta aves é sem duvida a minha ave preferida e a mutação azul é a minha favorita! Deixo o meu agradecimentos a um GRANDE AMIGO e criador, que desde o primeiro dia e sem me conhecer me abriu a sua porta e me deu ainda melhor a conhecer o funcionamento e “os truques” para se ter sucesso com os Diamantes… Sr. Zé Manuel para os todos…“Ti Zé” para mim, o meu MUITO OBRIGADO!!!
Probióticos: Sim
Antibióticos: Sim

Vitaminas: Sim
Minerais: Sim
Dou aos meus pássaros algumas vitaminas, mas tento não os sobrecarregar com produtos..faço uma filtragem das boas experiências que alguns criadores amigos vão tento com as suas aves e procuro conjugar e adaptar ás minhas, consoante a necessidade. Chemivit e Avizoon são as marcas que recomendo. A papa de ovo uso da Pet Cup e King pela sua textura e composição e pela facilidade e á vontade com que todos os pássaros a comem, muito importante também é ter sempre grite e carvão vegetal ao dispor dos pássaros. As sementes são fornecidas pela Pet Cup, linha profissional.
Deixo como concelho a todos aqueles pequenos criadores que tal como eu vão tendo as suas aves pelo gosto, que continuem e intensifiquem, mas que se associem a um clube ou federação, para que todos tenham pássaros identificados. “Um pássaro identificado tem outro valor” e é sempre mais seguro!
Um grande abraço e boas criações para todos!

Texto : Nuno Filipe S. Silva

2 comentários:

pedro bem-haja disse...

ESTÁ FISH, MAS TAMBÉM GOSTAVA DE APARECER NESTE SITE.

Custódia Martins disse...

Gostei muito de ter consultado este blogger, pois tambem tenho mandarins e neste momento estou com alguns problemas. os meus parabens