sábado, 9 de junho de 2007

Parque Ornitológico de Lourosa/Zoo

O Parque Ornitológico de Lourosa ou ZOO Lourosa como queiram chamar é um Parque que se dedica só a AVES.

Integrado num ambiente natural é um excelente local para se conhecer um pouco melhor a Natureza e o mundo das aves.

Situado na cidade de Lourosa (nome também do parque) pertence a conselho de Santa Maria da Feira, fica 20 km do Sul do Porto.

Para quem vai pela estrada nacional nº1 direcção Espinho/Picoto depois é só tomar atenção as placas com a indicação do Zoo.

Se gosta de aves aqui esta um local a visitar, brevemente.

Há um pouco de tudo: Araras, papagaios, periquitos, pavões, patos, faisões, flamingos, rolas, pombas, tucanos, calau, mochos e corujas entre estas algumas espécies exóticas e muitas outras. Estamos a falar de um espaço natural com mais de 150 espécies e de perto de 500 exemplares nos diversos habitastes.

O Parque Ornitológica de Lourosa reúne fauna dos 5 Continentes, estando alguns delas em vias de extinção.

Todas as aves estão adaptadas ao cativeiro e ao seu habitastes. Este esta recriado o melhor que se pode fazer nestas condição.

Mas poderia sem melhor ,essa é a minha opinião. Tenho visitado outros Parques e Zoos e noto que há uma preocupação cada vez maior na decoração dos viveiros onde os animais se encontram. Penso que até há uma directiva europeia que obriga a modificações nos parques que tenham animais em cativeiro.

Determinadas espécies só se reproduzem e cativeiro se as condições forem adequadas e o mais reais ao seu ecossistema natural.

Não será fácil colocar isso em prática, pois há custos elevados. Mas se os visitantes ao fim sentirem que viram algo bonito e ao mesmo tempo diferente e espectacular vão fazer com que muitos mais voltem para os visitar.

A nível Mundial cada vez os Parques e Zoológicos optam por ter menos espécies, mas em melhores condições.

Voltando ao Parque. A distribuição das aves pelas suas instalações não é feita ao acaso.

Respeita uma orientação, são agrupadas por distribuição geográfica e por família.

Este espaço também recebe visitas de escolas, associações e outra.

Estas visitas devem ser marcadas com antecedência por telefone, fax ou por email.

As visitas guiadas e a realização de actividades poderão estar condicionadas a disponibilidade dos técnicos do ZOO.

O Parque conta com várias iniciativas viradas para a aguda e manutenção do mesmo.

Uma delas é a “ADOPTA-ME”. Adoptando uma ou várias aves ficara a fazer parte dos membros do Clube”os amigos do Zoo” o que lhe permitirá ter regalias tais como: Entradas gratuitas no Parque durante todo o ano.

Se tem filhotes vai ver que não se vai arrepender, se não sabe o que fazer naqueles fins-de-semana chatos. Programe uma visita ao Zoo de Lourosa.

Estamos sempre a ver na televisão coisas de animais, lembrem-se que em Portugal também temos coisas muito interessantes para ver e esses Parques têm que ser visitados para poderem subsistir.

Faça como eu.

FUI LÁ …!

http://www.zoolourosa.com/ e-mail info@zoolourosa.com

Sem comentários: