terça-feira, 26 de junho de 2007

Canário ou canária?

O sexo nos Canários.
Na verdade existe dois métodos científicos para esta identificação do sexo das aves.
O primeiro é conhecido como SEXAGEM: Análise de sangue ou de uma pena da ave, o outro método é a LAPAROSCOPIA: Que consiste em examinar o interior do corpo da ave por meio de uma fibra óptica (o que permite ver os ovários ou testículos da aves). Mas ambos os métodos são dispendiosos, por ter que ser feitos em laboratório veterinário. Quem recorre mais a estes métodos são por norma os criadores de Psitacídeos (araras, papagaios, aratinga, roselas, etc.) de pequeno e grande porte. Aves de custos já consideráveis.

Os canários.
Quando os canários são muito novos é difícil detectar a diferença entre machos e fêmeas.
Há determinadas raças de canários que a identificação torna-se mais fácil.
Na linha dos canários Mosaico por ex: Os machos são por norma mais coloridos nos ombros (parte dianteira da asa) e ao redor dos olhos e testa (mascara) a cor também é mais forte que as fêmeas.
Mais certo é aguardar pela época da reprodução.

À medida que se aproxima a reprodução, podemos determinar com mais facilidade o sexo a partir do tamanho e posição da cloaca (mais larga na fêmea que no macho), os machos ficam com a cloaca (mais alta e em forma de espigão).
Só o macho canta a fim de cativar as fêmeas, e ao mesmo tempo provocar nas fêmeas o clique da maternidade.
A fêmea apenas emite sons curtos e começam a andar com palhas e penas no bico. Chamam insistentemente pelos machos e em poucos dias estarão prontas para acasalar.

Além disso, as fêmeas que estão prontas a procriarem ostentam por vezes o ventre virtualmente depenado e roliço.


1 comentário:

glessim disse...

gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma "canária" fo comprado como sendo fêmea, está com o abdômen liso, redondo porém está com uma ponta que parece ser um espigão-zinho, não sei se é macho ou fêmea, gostaria de uma ajuda de você. Meu e-mail é glessim@gmail.com, se puder me enviar ume-mail te retorno com uma foto da mesma para uma melhor identificação. aguardo retorno de algum usuário.
Sds. Glaydson Alves