domingo, 13 de maio de 2007

Incubação e nascimento

Após uma incubação (choco) que pode ir de 10 – 12 dias, no limite 16 dias nascem os filhotes.

Isto dependendo das espécies que não põe todos os dias (periquitos).

As aves pressentem os embriões dentro do ovo.

Na altura da eclosão as fêmeas podem ser agressivas para os machos bem como para outras aves que estejam no mesmo viveiro, ao pressentirem os filhotes a romper a casca do ovo as fêmeas ficam mais apegadas ao ninho, assim coordenam e controlam toda a operação do nascimento da sua nova prole.

Durante este processo e comum ver as fêmeas comer as cascas dos ovos nascidos, este são ricos em cálcio e as fêmeas sabem disso.

A incubação (choco) está condicionada pela temperatura e humidade do local.

Estes parâmetros podem muitas vezes condicionar o choco e nascimento das crias.Dias muito secos e com falta de humidade fazem com que a casca do ovo fique muito dura o que é uma dificuldade extra para a cria poder parti-la e libertar-se .

Volto a lembrar que o tempo de incubação e eclosão não é sempre igual para todas as aves. Varia muitas vezes de espécie para espécie.

Já o nascimento fora do tempo influencia o vigor físico das crias, em muitos casos resulta na morte das mesmas. A competição pelo alimento entre os irmãos é uma das causas.

Para evitar este tipo de problema muitos criadores optam por colocar ovos de plástico em substituição dos ovos verdadeiros. Pode encontrar este tipo de produto nas casas de produtos para animais. Estes ovos podem ser brancos, esverdeados ou azulados consoante a preferência do criador.

Como se faz: Sempre que a fêmea puser um ovo esse mesmo ovo é lhe retirado e substituído por o ovo de plástico, esta operação será feita até que a fêmea ponha o ultimo ovo. Finda a postura, os ovos plásticos são retirados e colocados os verdadeiros.

Assim o choco começa para todo os ovos ao mesmo tempo. A eclosão ocorrera toda de uma vez só e no mesmo dia.

Os ovos(verdadeiros ) retirados devem ser colocados em local fresco e seco, os mesmos deves ser colocados de modo que se possam rodar todos os dias. O rodar vai evitar que a gema do ovo se cole a casca. Se estivermos atentos as fêmeas fazem isto aos ovos no ninho.

Na Natureza as aves cordenam as coisas de modo a que os nascimentos sejam todos no mesmo dia.

São vários os factores que contribuem para que tal aconteça.

O perigos de predação, o período de luz para as aves obterem alimentos ser maior, em muitas espécies a possibilidade de criar outra prole no mesmo ano entre outros.

Sem comentários: